domingo, 13 de maio de 2012

A sapatilha da bailarina.



A sapatilha da bailarina. (Patric Uallans)

Carta para Júlia.

                Olá filha, aqui é a mamãe!  Não sei se ainda se lembra de mim como antes, afinal vinte anos não é pouco tempo! Venho lhe observando por muito tempo, você se tornou o anjo que eu sempre sonhei a filha que toda mãe pediria a Deus. Estou grata por cuidar do papai, ele já está velhinho para se cuidar sozinho. Filha eu te amo! Nunca lhe esqueci, pois quando você nasceu eu não existia mais, era somente você. Agora, é claro que eu entendo a vida de outro jeito, estou indo lhe buscar amanhã minha pequena! Temos muitos lugares para visitar, sua tia Jane não ver a hora de te abraçar novamente. Fique com Deus!

Dênise Braga 1994

Júlia seis anos de idade.

                Eu nasci pequenininha do tamanho de um tatu! A mamãe gritava muito, acho que ela sentia muita dor, é! Muita mesmo! Mas ela tava gostando tanto de mim que não se importava com a dor, ela só queria saber se eu tava bem, eu lembro que o médico me tirou da mamãe. Eu tava dormindo! Foi! Dormindo! E mamãe chorava muito, então veio tia Carla e disse pra mim que eu era aquela menininha ali e que era pra eu entrar naquele corpinho, assim a mamãe ficaria feliz! E eu entrei! Quando eu entrei  já era outra pessoa, você acredita? Fooi! O meu nome agora era Júlia, e mamãe era Dênise. Mamãe Dênise me disse que eu era uma menina muito especial, por que eu tinha uma manchinha no braço em forma de coração, eu amava minha manchinha, que ela fazia todo mundo gostar de mim. Ah na escola eu tinha um monte de amiguinhos! É! Tinha o Matheus, o Pedro, a Barbara, a Cátia, o Gilberto e mais um monte! Minha vida era tão legal! Eu lembro mamãe sempre fazia sopa de letrinha, ela falava que não tinha dinheiro para comprar as consoantes, então agente só comia as vogais. Eu lembro que no meu aniversário ela fez uma surpresa pra mim, ela chegou em casa e disse que tinha esquecido que era meu aniversário e eu comecei a chorar, ela pediu pra eu parar de chorar e ir buscar as coisas que ela tinha catado lá fora. Eu fui chorando, era meu aniversário de seis anos e minha mãe não tinha se lembrado, lá tinha uma sacola preta, eu trouxe para dentro de casa e deixei na porta, eu queria saber o que era que tinha na sacola, mas eu tava muito triste com a mamãe. Quando eu passei na cozinha eu tomei um susto! Tinha uma linda festa pra mim!  Mamãe soprou três balões, um rosa, um azul e um vermelho e grudou na parede.  Quando eu vi na mesa, tinha uma fatia de bolo de milho, que era o meu preferido, com uma vela no meio, e tinha até suco! Que dia de suco era só domingo! E ainda era quarta mamãe parecia estar tão feliz, e agente comeu nossa fatia de bolo. Depois ela pegou a sacola preta e trouxe para a cozinha, e ela tirou de dentro dela um par de sapatilhas, iguais as das bailarinas dos filmes, eu pulei um monte de alegria, ela calçou em mim e me abraçou, era muito linda, eu perguntei onde ela conseguiu tanto dinheiro, ela disse que tinha catado umas latas a mais e que não era pra eu me preocupar com isso. Fui dormir, eu deitei no meu papelão muito feliz e apaguei a vela, agradeci papai do céu pelo dinheiro que ele deu pra mamãe e pedi pra ele dar mais pra ela não chorar toda noite, pra mim não precisava que eu já era feliz com ela comigo. Eu agora era a bailarina! E ficava todo dia na frente da loja da televisão torcendo pra passar musica pra eu dançar.
               

Um dia mamãe chegou em casa chorando, eu perguntei o que era que ela tinha, mas ela só chorava. Depois de um tempinho ela ajoelhou na minha frente pegou nos meus ombros e falou: “Filha, você sabe que a mamãe te ama não é?  ‘eu balancei a cabeça que sim’ “Então filha, a mamãe ta doente linda, ela ta com um carocinho na cabeça, ela vai ter que viajar ta bom filha? ‘Pra onde você vai mamãe? Me leva?’ “A mamãe não pode filha, a mamãe vai pra bem longe! Ela vai ver todo mundo lá ‘Até o papai?’ “Até o papai minha princesinha, a mamãe promete lhe buscar um dia! ‘Não mamãe, por favor, fica! Eu prometo não dar mais trabalho! E se for por causa do dinheiro, eu vendo minha sapatilha! Você não gosta mais de mim não mamãe?’ “Filha não diga isso, a mamãe te ama! Mas eu, por mais que deseje, eu não posso minha linda, eu to dodói vou ter que ir. Mas não se preocupe que tia Marli vai cuidar de você ta bom? ’Mas você volta não é mamãe?’ “ Sim minha filha, eu volto! Agora vamos arrumar uma sacolinha para por suas roupas!”.
Depois de alguns dias de mamãe ter viajado tia Marli me levou em um lugar onde tinha uma caixa bem grande, é! Bem grande mesmo, com uma moça dentro que parecia a mamãe,uns moços pegaram a caixa e jogaram dentro de um buraco, eu fiquei com medo, mas agente saiu rápido, queria chegar logo em casa para ver se mamãe tinha voltado!
Agora eu cresci, tenho 26 anos e sou uma bailarina profissional, estou indo para minha primeira apresentação no meu novo grupo, que barulho foi esse? Que luz é essa? Mamãe?!

Carta de Dênise para Julia.

Sinto muito minha filha, mas teve que ser assim, eu vim lhe buscar!

No dia seguinte foram encontrados pedaços do corpo de Julia nos escombros da obra que desabou por motivos desconhecidos, a única coisa que restou foi um pra de sapatilhas velhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário